terça-feira, 3 de julho de 2018

KUBERA E GANESHA






Nunca deveríamos assumir indevido orgulho em nossas realizações tanto materiais como espirituais. O antigo ditado “O orgulho leva à queda” comprova ser verdade na seguinte estória.

KUBERA convidara SHIVA e PARVATHI para jantar esperando ostentar suas riquezas. No entanto, o casal recusara o convite de KUBERA e lhe dissera para alimentar GANESHA no lugar deles. KUBERA riu e disse: “Eu posso alimentar milhares de crianças como essa.”

GANESHA foi a seu palácio e sentou-se para comer. Ele começou a devorar toda a comida colocada à sua frente. Como era de costume, mais e mais comida lhe fora servida, porque não dissera estar satisfeito. Em pouco tempo, não havia mais comida no palácio e KUBERA ordenou às suas tropas que conseguissem mais comida nas cidades vizinhas. Mas, GANESHA continou a comer e não havia mais comida para ser encontrada. Ainda com muita fome, GANESHA começou a devorar toda a mobília.

KUBERA ficou muito apavorado. GANESHA lhe disse: “Você prometeu a meus pais que me alimentaria. Agora, terei de devorá-lo porque ainda continuo com fome.” KUBERA fugiu e intercedeu junto a SHIVA para que o salvasse de GANESHA. SHIVA pediu a KUBERA para que abandonasse seu orgulho e servisse um punhado de arroz a GANESHA.

KUBERA retornou a seu palácio. Nesse momento, o estômago de GANESHA havia ficado muito enorme, mas a criança ainda estava faminta. Assim que KUBERA serviu a GANESHA uma tigela de arroz com humildade, a fome de GANESHA fora saciada.

Observação:
Esse conto é bastante interessante e nos traz uma importante lição de como a riqueza não se coaduna com ostentação. Ser rico não significa necessariamente ser arrogante e petulante, sendo esses sinais mais afeitos à pobreza de espírito do que à riqueza propriamente dita. A Prosperidade e a Riqueza são, antes de tudo, estados de alma e a ostentação atrai a falsidade, a hipocrisia, as falsas amizades e os oportunistas que minam todos os bens e conquistas. Para que esse tipo de pessoas não se aproximem de nós é preciso eliminar esses vícios e qualidades inferiores de dentro de nós mesmos primeiro.

Que a forca dos Grandes Mestres estejam com vocês.

Julio C.S. Vasques- Terapeuta.

(11) 95442-8339.
e-mail: juliocsvasques@gmail.com


https://oprogressoinfinito.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário